5 mega benefícios para o seu corpo quando você corta o açúcar branco!


1. Você terá mais energia e disposição (por pouco tempo)

Quando você tem uma alimentação rica em carboidratos simples, sem fibras, como pães e massas feitas com farinha refinada, por exemplo, demanda muita INSULINA. A insulina é o hormônio responsável pela entrada de açúcar dentro das células. Sem ela, o açúcar não entra e fica “boiando” na corrente sanguínea (isso é a alta taxa de açúcar no sangue, o que caracteriza a diabetes). Altos níveis de insulina diariamente podem levar ao aparecimento de doenças como diabetes tipo 2, Síndrome do Ovário Policístico, hipertensão e contribuem para o desenvolvimento de câncer.

Alimentos ricos em açúcar branco e sem fibras fornecem energia rápida mas por pouco tempo e são digeridos mais rapidamente que os alimentos integrais, ricos em fibras.

Quando você come um doce ou um chocolate logo depois do almoço ou no meio da tarde o nível de açúcar no seu sangue aumenta rapidamente e fica disponível como energia para ser usada ou armazenada (em forma de gordura). Além de saciar sua vontade de comer doce, você se sente mais disposto e cheio de energia. Mas isto dura poucos minutos, logo cai o nível de açúcar no sangue e você sente fome novamente e sem energia!

2. Seu peso vai estabilizar de forma natural

Estudos mostram que o açúcar age em uma região de recompensa do nosso cérebro e vicia, assim como drogas. Muitos desequilíbrios do organismo ocorrem pelo excesso de açúcar na alimentação. O excesso de peso nada mais é que um desequilíbrio, certo? Se você varia muito de peso ou está longe do seu peso considerado ideal, com certeza há um desequilíbrio e seu corpo está tentando sinalizar isso.

Quanto mais açúcar comer, mais vai querer. Ao retirar este alimento da sua rotina você sentirá MENOS fome e MENOS vontade de comer doce.  Assim seu peso vai estabilizar de forma natural e sem nenhuma mágica.

3. Seu intestino vai funcionar melhor

Alimentos ricos em açúcar branco são pobres em fibras. E sem fibras na alimentação seu intestino pode ficar bem “preguiçoso”. Quando você retira o açúcar da alimentação, permite que seu intestino funcione melhor e com certeza notará que vai começar a ir ao banheiro mais vezes. E para potencializar mais o legal é aumentar a ingestão de alimentos com fibras.

4. Vai sentir menos fome

Quando você retirar ou diminuir bastante o açúcar da sua rotina vai ver que o desejo por doces só vai diminuir e seu paladar ficará melhor. Isto porque como falamos o açúcar fornece energia rápida e logo você sente fome novamente.

5. Sua pele ficará mais saudável

Se você costuma gastar dinheiro em tratamentos e cremes mas não se alimenta bem, saiba que está jogando dinheiro fora. A pele reflete nosso estilo de vida. O açúcar prejudica nosso organismo de dentro para fora, a instabilidade dos níveis de açúcar no sangue e o excesso de insulina contribuem para o aparecimento de cravos e espinhas, além de manchas na pele.

Eu sei que mudar os hábitos não é tarefa fácil. Ainda mais quando você já tem um “vicio” por doces. Toda mudança gera desconforto e estranhamento no início, mas é preciso dar o primeiro passo. Abrir mão do açúcar no café ou no suco de todo dia é algo que não fará falta e só trará benefícios a sua saúde física e mental, já que sentirá os efeitos dessa atitude até em seu estado emocional. Sentirá a ansiedade diminuir e seu foco e concentração aumentar.

Na hora de cortar o açúcar refinado, é muito comum a pessoa substituir o açúcar refinado pelo mascavo ou demerara. Estes dois últimos não passam pelo processo de refinamento, o que garante mais vitaminas e minerais. Porém, por não serem refinados são menos doces e muitos acabam usando em maior quantidade. Ou seja, ficam “elas por elas”.

Tudo em excesso faz mal, principalmente quando se fala em comida. Mesmo que troque pelo açúcar mascavo, demerara ou açúcar de coco, use com moderação. Mas também, faça sem radicalismos, não precisa eliminar de vez de sua vida, não deixe de comer seu doce ou prato favorito e curtir bons momentos com a família ou amigos por que você leu que o açúcar faz mal. Tudo é questão de equilíbrio, afinal a diferença entre o veneno e o remédio é a dose.

Fica a dica

Até o próximo post!

Please follow and like us: