VALE A PENA TREINAR CROSSFIT?


Antes de mais nada vamos esclarecer o signficado de CrossFit. Vamos ao texto extraído do próprio criador do CrossFit Greg Glassman. “O CrossFit é um programa de treinamento de força e condicionamento físico geral baseado em movimentos funcionais, feitos em alta intensidade e constantemente variados. Normalmente esses movimentos se enquadram em três modalidades: levantamento de peso olímpico, ginástica olímpica e condicionamento metabólico, ou cardio”

Que o CrossFit é um método de treinamento que mais cresce no mundo, principalmente no Brasil, disto não temos dúvida, mas será que esta modalidade de treinamento é para você?

A proposta do Treinamento de CrossFit, é desenvolver e melhorar todas as capacidades físicas dos seres humanos, são elas: resistência cardiovascular (respiratória), resistência muscular, força, flexibilidade, precisão, potência, agilidade, equilíbrio, coordenação e velocidade. Sendo o principal equipamento o próprio corpo. Mas, também são utilizados técnicas e equipamentos específicos como barras e anilhas olímpicas, kettlebells, pesos livres, cordas, caixas, bolas, pneus, argolas, elásticos, correntes entre outros.

Muito Legal tudo isto,  mas lembra da pergunta do texto? “Vale a Pena Treinar CrossFit?”

Não estou aqui para criticar o método, muito menos apoiar, o que se analisarmos tecnicamente, quer uma atividade completa eis ai o CrossFit, “tiro o chapéu” para o Sr. Glassman.

Este post é para falar para você que como centenas de outras pessoas, “Vão nadar na mesma onda do momento.” Já para começo de conversa o CrossFit é uma marca e não um esporte “especificamente” como se defendem, quer outro exemplo, você pratica MMA ou UFC? O próprio criador disse que são movimentos funcionais. Então se eu fizer um treino funcional intenso estou treinando Crossfit? Não necessariamente. O Crossfit, foi desenvolvido sobre a bandeira do treinamento de militares dos EUA, ai você já tem uma referência do porque do termo “é um programa de treinamento de força e condicionamento físico geral baseado em movimentos funcionais, feitos em alta intensidade e constantemente variados“. Esta frase, feitos em alta intensidade, já te traz um alerta, se você nunca fez nenhum tipo de atividade um pouco “mais puxada”, não vá logo no primeiro dia de treinamento querer tirar todo o atraso de anos de sedentarismo.

Segundo, se você é adepto a musculação tradicional e quer um treino de emagrecimento rápido, porque quem treina crossfit, tem menos acúmulo de gordura e um corpo mais atlético, não se iluda, a diferença na montagem dos WODs, (assim que se chamam os treinos do dia de crossfit) para um treino de musculação, está na maneira de realizar exercícios que são em circuitos, diferente nos treinos de musculação em que temos as pausas entre as séries. Isto faz com que mesmo sendo um treino especifico de força em uma aula de Crossfit, mas estando associado a uma corrida por exemplo, você se mantém com sua frequencia cardíaca numa zona alta de treinamento que é o ideal para se queimar gordura rápido. O que durante as pausas nos treinos de musculação você não vai conseguir ter. E outra, por mais que você esteja adaptado ao treino de musculação, na aula de crossfit a demanda energética e de movimentos será um pouco diferente em comparação a musculação tradicional. Então comece de leve, sem querer se comparar aos outros do grupo com mais experiência.

Terceiro item e acredito ser o mais importante para responder a pergunta do inicio do texto, por isto deixei por último;

Vale a pena treinar o Crossfit se a BOX que te oferecer o serviço, os professores forem realmente experimentes no método que estão prescrevendo, principalmente no ensino de  técnicas como de levantamento olímpico que requer experiência tanto prática quanto teórica e ter a capacidade de adaptar o treino para sua realidade. Ser um profissional experiente, não quer dizer que ele tem que ficar “berrando na sua orelha para você treinar e se matar no treino, mas sim saber como colocar você para treinar de maneira saudável, satisfatória e sem riscos à sua saúde.

Enfim, Vale a pena você treinar Crossfit a partir do momento em que você estiver disposto(a) a seguir a proposta da metodologia de treinamento e colocar uma meta para treinar, não simplesmente ir treinar porque é “o treino da moda”. Procure se informar do  local que vai treinar, se os profissionais são certificados, se tem experiência no tipo de exercícios que vão prescrever para você. Pergunte de cursos de certificação, tempo de experiência na modalidade, assista uma aula.

E principalmente, esteja motivado(a) para se dedicar em seus treinos.

Basicamente é isto, espero ter ajudado. E se você entender que o CrossFit não é para você. Tente modalidades que vão exigir menos de você e que vai te adaptar de acordo com seu ritmo. E é nesta proposta que entramos com nossa metodologia de trabalho e se você quiser conhecer mais, fazendo uma aula experimental entre em contato e agende já a sua.

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